segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Com o perdão da palavra...

Quero mais é que tudo se foda! É bom vez ou outra extravasar, e por que não usar de todas as palavras possíveis para isso?! E se há algumas que expressão exatamente o que se sente, qual o motivo de deixá-las guardadas ou usá-las apenas pela metade?!
 É errado usar/ falar palavrão! Antes alguém por favor, me defina palavrão? Segundo o dicionário é: sm1 palavra indecente, grosseira ; 2. vocábulo empolado, de baixo escalão.
 O.K. Agora, quais são eles, ou ao menos, alguns deles: merda, porra, caralho, foda, puta...que pariu, buceta, cú. Estão ai alguns, diria os mais populares.
 POis bem, para cada um destes há uma outra palavra com o mesmo significado, porém de superior escalão, exemplo: adubo, gozo ou algo bom ou ruim, dependendo do contexto, órgão sexual masculino/pênis, transa/sexo/algo muito bom ou muito ruim devido ao contexto, rapariga/meretriz/quenga/mulher da vida/profissional do sexo,  filho da mãe/desgraçado/infeliz, órgão sexual feminino/vagina, ânus/reto.
 Olhando bem é notório que as palavras não são grandes em seus tamanhos ou quantidade de letras, mas são intituládas palavrões. Sendo cú um palavrão em que classe caberia : paralelepípedo, inconstitucionalicimamente,pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico?!
 E se o motivo é a sonoridade, o que dizer de : arquiepscopal, ou fraldulento, hemorragia, miséria?!
Porém se o motivo é o significado, por que não entrarem na classificação: tortura, violência, corrupção, estupro, desrespeito, corrupção, criminalidade, descriminação. Parecem palavras tão mais agressivas.
  Descriminação. Talvez seja ela a palavra exata que procurava para definir a tudo isso. O que acontece com os "palavrões", se nada mais nada mesmo que discriminação?! Tando do estético, como da estética gramática, ou a sonoridade. Criaram esses guetos linguistico para elas. Afinal há palavras aparentemente mais ricas que podem e devem, segundo a sociedade, serem usadas.
 É trocar o sujo pelo mal lavado, e ainda se retira toda a exprecividade e essencia das palavras. A força que elas têm e o poder que exercem. É tão mais relaxante um "foda-se" do que um "dane-se". Menosprezar algo só por que aparenta ser chulo, é como diminuir uma pessoa pelo quanto de posse tem. Por algum motivo essas palavras existem...Foram criadas para algo, afinal.

Vieram de baixo, expressão muito e no fim das contas então na boca do povo

2 comentários:

Bruno Venâncio disse...

Trata-se exatamente de mudar o foco... quantos momentos hipócritas presenciei de crianças sendo censuradas por dizer um "palavrão", mas em seguida ver esses pais dotados de virtudes e moralidade exemplar ensinar os filhos a discriminação ao ver um casal homossexual, um nordestino, um negro, etc.. etc.. etc...
Os valores estão trocados, idéias distorcidas, mal disseminado...

Anônimo disse...

ahhhh como sempreee muito sagaz na escrita neh!!!texto de uma criatividade sem fim sempre com assuntos comuns e de entendimento coletivo... =]