quinta-feira, 26 de março de 2009

singela e simples infância rimada



O texto que vem acoplado ao desenho é:

"São momentos que o coração não devia ter memória
que as histórias não deviam ser contadas,
que os ponteiros do relógio não mais rodasse,
que a Terra não mais girasse,
que o Sol, não mais nascesse.

São momentos onde o silêncio é o melhor amigo
e o nada é a melhor companhia,
onde a solidão passa a ser meu nome.

São momentos em que não queria existir."

Bem, este singelo e simples desenho parece ter sido feito por uma criança,mas não fora, só que a idea é essa mesma. Dia desses enquanto brincava com primo/afilhado, notei sua forma de desenhar, o jeito que pegava no lápis e retratava tudo o que via, principalmente se tivesse sido em um filme ou livro, vendo meu molequinho de somente 4 anos desenhar com tanto gosto e desenvoltura, pensei comigo que crianças poderiam passar a entender poesias atraves dos desenhos. Vendo meu primo um pouco mais velho tentar ler uma poesia e em seguida me perguntar várias coisas, pude ter mais certeza ainda. Então me peguei na ideia de escrever simples poesias e ilustrá-las com desenhos "infantis" e que de tal forma transmitisse uma parte do ideal do escrito.
Vi meu primo que já sabe ler, ter menos dificuldade no entendimento e o menor fazer várias pergunta, do porque o menino estava com as mão nos olhos e ele mesmo criar as respostas dessas perguntas. Sei que não fiz nenhuma descorberta mirabolante, ou algo a típico, mas me deixou feliz ver pequenos seres animados em desvendar os mistérios e submundos que habitam esses dizeres, transcritos em versos e traduzidos simplesmente nos desenhos...Tenho uma pequena coletânea de poesias assim,acho-as interessantes, nesse ponto de vista, sinto que pela primeira vez, escrever me deu um sentido maior do que fugir da vida real, fazendo com que eu mudasse esse mundo, deixando mais significativo. Criança tem um poder gigantesco sobre tudo e todos, vê-los descobrindo coisas, muito me alegra, assim como quando os ouço cantando Chicas, Gonzaguinha e por aí vai.

Bem acho que falei um pouco demasiadamente...
ps.:sei que disse que no próximo post falaria de loucura ou amor, se notares com calma falei dos dois, é claro, pelo ponto de vista de cada um.

4 comentários:

Anônimo disse...

Seus posts são muito legais,não muda nada não,escreve sempre o que sente que dá certo!

Anônimo disse...

Amei esse post!
As crianças nos ensinam e nos inspiram tanto não é?
Bjs

*LIS disse...

Gonzaguinha e inspirante!

Como uma crianca grande, apaixonada em viver!

Esse post foi muito interessante e nunca tinha parado pra pensar sobre a leitura, com desenhos, criancas e poesias...

Muito legal mesmo!

ah! E nao podia falta...
VIVA CHICAS! E o seu Barulinho que era muito magico aos olhos infantis (ou nao).

Andréa disse...

e é esse tipo de comentário sobre crianças que me deixa feliz em ter escolhido a pedagogia como profissão !!